Radio R.O.

Pesquisar

5.10.10

Projeto Pintando um Novo Mundo


Projeto Pintando um Novo Mundo

leva a arte do grafite à população de baixa renda de Goiânia

Com apoio da Funarte, pinturas e atividades de formação serão realizadas em outubro no Jardim Novo Mundo

Entre os dias 18 e 25 de outubro de 2010, o Bairro Jardim Novo Mundo, região leste de Goiânia, Goiás, será palco do projeto de artes visuais e intervenção urbana Pintando um Novo Mundo. Realizado por meio do programa Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras, o projeto prevê a criação de três painéis de grafite, sendo que um contará com a participação de sete artistas consagrados no Brasil e no mundo, e dois artistas locais; e os outros dois serão realizados por 15 artistas de Goiânia selecionados pelo projeto. Ainda estão previstas a realização de oficinas de grafite em duas escolas públicas da região e de uma mesa redonda com os artistas participantes e o público em geral.


O Jardim Novo Mundo é o segundo maior bairro de Goiânia e abriga grande parte da população de baixa renda da cidade. Pintando um Novo Mundo busca propiciar a essas pessoas contato com as artes visuais por meio da exposição permanente dos painéis criados pelos artistas, contribuindo para a democratização das artes, a formação de público e a reflexão sobre o espaço urbano. O projeto busca ainda promover o intercâmbio entre artistas nacionais e locais, consolidar a linguagem do grafite como arte pública e aguçar a visão crítica dos artistas sobre a sua própria produção, além de fomentar o surgimento de novos artistas na cidade.


O Pintando um Novo Mundo foi idealizado no ano passado pelo artista e grafiteiro goiano Santhiago Vieira. “Eu gostaria de proporcionar às pessoas que tem pouco ou nenhum contato com museus e galerias oportunidade de acesso a grandes painéis artísticos. Quando foi aberto o edital da Funarte, eu vi uma forma de viabilizar este projeto. Felizmente, a Fundação acolheu e apoiou a ideia”, explica.


A participação de artistas de renome nacional e internacional cria expectativas também em relação à qualidade artística dos painéis a serem realizados. No projeto, estão incluídos nomes como os de: Dalata [André Gonzaga], Belo Horizonte (MG); Onesto [Alex Hornest], São Paulo (SP); Kboco [Márcio Mendanha], São Paulo (SP); Onio [Adriano Cinelli], Brasília (DF); Selon [Santhiago Vieira], Goiânia (GO); Ocyo [Ebert Calaça], Goiânia (GO); Frg [Tiago Ramos], São Paulo (SP); Dme [Denis Freitas], São Paulo (SP); e Trampo [Luis Flávio], Porto Alegre (RS).

Confira a programação do evento:


Oficinas

Grafite

Santhiago Vieira [Selon]:

Abordará os princípios básicos dos diferentes estilos do grafite, com ênfase no estilo "Bomb", caracterizado por letras com traços e preenchimento simples, muito utilizado por artistas iniciantes e em intervenções urbanas de ação rápida

· 18 de outubro - 13h às 18h

Escola Estadual Joaquim Edson de Camargo

Jardim Novo Mundo, Goiânia, GO

Participantes: 15 alunos selecionados pela escola

· 19 de outubro - 13h às 18h

Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro

Jardim Novo Mundo, Goiânia, GO

Participantes: 15 alunos selecionados pela escola

Intervenções Urbanas

· 20 e 21 de outubro

Criação dos painéis de autoria dos artistas locais

Jardim Novo Mundo, Goiânia, GO

· 20 a 24 de outubro

Criação do painel de autoria dos artistas nacionais convidados

Jardim Novo Mundo, Goiânia, GO

Debate

· 25 de outubro - 10h

Mesa redonda com os artistas e o público em geral

Casa do Hip Hop - CENEG - GO

Jardim Novo mundo, Goiânia, GO



Carolina Rofre

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Projeto Pintando um Novo Mundo

www.pintandoumnovomundo.com.br

pintandoumnovomundo@gmail.com

62 8468 8115

Nenhum comentário: