Radio R.O.

Pesquisar

25.10.09

O livro vermelho do Hip Hop‏

Gente pobre, com empregos mal remunerados, baixa escolaridade, pele escura. Jovens pelas ruas, desocupados, abandonaram a escola por não verem o porquê de aprender sobre democracia e liberdade se vivem apanhando da polícia e sendo discriminados no mercado de trabalho. Ruas sujas e abandonadas, poucos espaços para o lazer. Alguns, revoltados ou acovardados, partem para a violência, o crime, o álcool, as drogas; muitos buscam na religião a esperança para suportar o dia-a-dia; outros ouvem música, dançam, desenham nas paredes..

Por incrível que pareça, não é o Brasil. Falamos dos guetos negros de Nova York nos anos 70, tempo e lugar onde nasceu o mais importante movimento negro e jovem da atualidade, o Hip-Hop.

As semelhanças não são coincidência: tanto os Estados Unidos como o Brasil foram construídos com o trabalho escravo de negros seqüestrados de suas terras na África. Aqui e lá, a abolição da escravatura foi conseguida com luta e revolta, batalhas incontáveis, meras notas de rodapé nos livros de História, cheios de seus heróis brancos tão generosos, que estenderam a mão para tirar índios e negros de sua ignorância, seus costumes bárbaros, suas religiões pagãs.



Download Aqui

2 comentários:

Eléktron disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Decker disse...

Uma coisa muito importante que falasse erroneamente: "Aqui e lá, a abolição da escravatura foi conseguida com luta e revolta, batalhas incontáveis,...". Não. A abolição da escravatura no Brasil não se deu dessa forma - ela foi simplesmente abolida, e então os ex-escravos não tinham para onde ir, portanto, ainda dependiam de seus antigos senhores, mas estes agora, sem precisar se preocuparem com moradia e afins de seus trabalhadores. Dá só uma conferida nisso para quando apresentares alguma obra ;)